Anjos da Nefrologia

Anjos da Nefrologia

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Curiosidades

http://monroevillein.com/wp-content/uploads/2015/06/Question-Mark.png

Você sabia que um corpo atlético não significa que seu rim funciona perfeitamente?

           A recomendação de proteína é de 1,2 a no máximo 2,0 gramas por quilo de peso/dia. Por exemplo, um homem de 70 quilos pode consumir no máximo 140 gramas de proteína no dia. Entretanto, tem muita gente passando desse limite.
             A pessoa quando está de dieta e corta o pão, o arroz, o feijão, a salada, a fruta... O que sobra? A carne, o leite, o ovo, alem de outra fonte de proteína como suplementos à base de whey protein.
            A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) alerta para a importância de não tomar qualquer tipo de suplemento sem orientação médica e a necessidade de verificar sempre a lista de produtos proibidos pela Anvisa.
       Com isso, quando o indivíduo consome mais proteína que o indicado, acontece uma hiperfiltração nos rins por conta do excesso de ureia, pois a ureia é uma substância produzida no fígado a partir da amônia, resultante do metabolismo das proteínas, sendo eliminada através da urina.ou seja, os rins trabalham mais para excretar a ureia e isso pode, em longo prazo, causar problemas como hipertensão, diabetes e inflamação nos rins.

A diálise peritonial é melhor do que a hemodiálise?

          Os resultados dos tratamentos por diálise peritoneal e hemodiálise são iguais. Cada um deles tem as suas vantagens e desvantagens. A escolha entre hemodiálise e diálise peritoneal depende das condições clínicas e da escolha do próprio paciente.
          É possível que durante algum tempo o paciente faça diálise peritoneal e depois passe para a hemodiálise. Ou até mesmo ao contrário, faça um tempo hemodiálise e depois passe para diálise peritoneal. Estas opções são sempre decididas em conjunto, entre o médico nefrologista e o paciente. Após tomar conhecimento do procedimento, o paciente juntamente com seu nefrologista e familiares estarão aptos a tomar uma decisão que seja a melhor possível para determinada situação.

Você Sabia?

  • Pacientes que fazem 3 sessões de hemodiálise de 4 horas por sessão, estão expostos à aproximadamente 360 litros de água por semana, 25 vezes mais que a exposição à água pela ingesta diária.
  • A cada 24horas são filtrados 180 litros de líquido, para formar 1 a 1,5L de urina.
  • É comum encontrarmos pessoas com manchas escuras na região do pescoço. Isso pode ser o que chamamos de Acantose Nigricans. Podem aparecer também na região das axilas, região inguinal (virilha) dentre outros locais. O que muitos não sabem é que estas manchas podem significar diabetes. Muitas vezes essas lesões são confundidas com sujeira, e a própria pessoa esfrega bastante esta região na hora do banho na esperança de retirá-las. É importante frisar que isso nada tem a ver com má higiene. Elas podem ser um sinal clínico do que chamamos de resistência insulínica, ou seja, nosso organismo tem que fabricar cada vez mais este hormônio (a insulina) para controlar os níveis sanguíneos de glicose (o açúcar do sangue). Chega um determinado momento que nosso corpo não consegue mais fabricar tanta insulina e então o diabetes aparece.
  • O paciente que faz hemodiálise pode viajar normalmente. Para isso, basta informar-se com a clínica da cidade de destino sobre a disponibilidade para recebê-lo.
  • Existem leis que garantem diversos benefícios a portadores de doença renal crônica. Entre esses direitos, podemos citar o acesso a medicamentos básicos e a tratamento gratuito, a isenção do imposto de renda, além do auxílio-doença para aqueles segurados pelo INSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário